Coaching

sobre

Como Funciona o Coaching

Simplificando, o coaching é um processo que visa melhorar o desempenho e se concentra no ‘aqui e agora’ em vez de no passado ou futuro distante.

Embora existam muitos modelos diferentes de coaching, aqui não estamos considerando o ‘coach como especialista’, mas, em vez disso, o coach como um facilitador da aprendizagem.

Existe uma grande diferença entre ensinar alguém e ajudá-lo a aprender. No coaching, fundamentalmente, o coach está ajudando o indivíduo a melhorar seu próprio desempenho: em outras palavras, ajudando-o a aprender.

"Acredito que as pessoas sempre tenham as respostas para seus próprios problemas, mas entendo que pode precisar de ajuda para encontrá-la."

curiosidade

O “Jogo Interno”

Nenhuma discussão sobre coaching estaria completa sem mencionar Timothy Gallwey e seus insights sobre o ” jogo interno “.

O livro de Gallwey, The Inner Game of Tennis , revolucionou o pensamento sobre o coaching. Ele sugeriu que os maiores obstáculos para o sucesso e alcance do potencial eram internos, não externos. Sua percepção era que os treinadores podiam ajudar os indivíduos a melhorar seu jogo, distraindo-os de seu diálogo interno e, em particular, da voz crítica que dizia “Não é assim! Concentre-se nas mãos! Faça um ângulo diferente!”.

Ao distrair essa voz interior, o corpo pode assumir o controle. Acontece que muitas vezes o corpo tem uma ideia muito clara do que fazer quando os diálogos internos são suprimidos. Gallwey usou o exemplo de pedir às pessoas que se concentrassem na altura em que batem na bola de tênis. Essa atividade não tem relevância em si mesma, mas o simples ato de focalizá-la distraiu a voz interior e permitiu que o corpo capaz assumisse o controle. O indivíduo relaxou e seu tênis melhorou imediatamente.

O verdadeiro insight de Gallwey foi que isso não se aplicava apenas ao tênis, mas que os indivíduos geralmente tinham as respostas para seus próprios problemas dentro de si.

"A parte essencial do coaching, então, é ajudar as pessoas a aprender a silenciar essa voz interior e permitir que seus instintos, ou seu subconsciente, assumam o controle. Às vezes, isso significa distraí-lo, e às vezes é sobre explorar o ‘pior cenário’ e remover o medo."